Solenis + Diversey:<br/>Juntos somos mais fortes
A Diversey agora faz parte da Solenis

Zume faz Parceria com a Solenis para abrir o Playbook de Fabricação e Embalagem de Fibra Moldada sem PFA para marcas globais de alimentos e CPG

Em um movimento sem precedentes, as empresas estão abrindo o manual de receitas e o esquema de estratégias para incentivar todas as marcas a alavancar as mudanças em seus processos de fabricação.

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Por meio dessa iniciativa conjunta da Solenis com a Zume, as marcas globais podem cumprir seus compromissos para eliminar o uso de PFAS mais rápido do que nunca.

WILMINGTON, Del. (EUA) - Zume, a empresa de soluções de sustentabilidade que cria substitutos economicamente viáveis para plásticos descartáveis, anunciou hoje uma parceria com a Solenis, uma das principais produtoras globais de produtos químicos especializados. Eles estão abrindo um substituto da PFAS (substâncias per- e polifluoroalquil) para a produção de embalagens de alimentos para fabricantes de alimentos e marcas CPG em todo o mercado global.

Em paralelo, a Zume está anunciando que não fabricará mais nenhum produto que contenha PFAS em sua unidade de produção de embalagens na Califórnia, em vigor imediatamente, e a empresa está colaborando com seus parceiros globais para garantir que toda a produção seja livre de PFA, de forma global, até o final de 2021.

"Oferecer de forma aberta a nossa solução sem PFA cria um caminho para marcas em todo o mundo removerem plásticos e produtos químicos nocivos de suas embalagens de consumo e produtos descartáveis", disse o CEO e Presidente da Zume, Alex Garden. "As marcas se compromissaram com a remoção da PFAS, e esse novo lançamento permitirá cumprir suas promessas."

Após nove meses de intensa colaboração e P&D para criar uma solução que reduza a necessidade de plásticos descartáveis, a Zume e a Solenis estão abrindo a receita e o processo de fabricação para que todos os fabricantes de embalagens possam adotar a técnica e acelerar a remoção dos produtos químicos nocivos. Isso é um marco importante para a indústria, pois duas grandes empresas revelam o complexo processo de criação de uma solução de embalagem de fibra moldada que garante a resistência à água e à gordura dos alimentos, sem a necessidade do uso de PFAS ou produtos químicos nocivos.

"Nosso objetivo é incentivar qualquer fabricante do mundo a começar o uso dessa tecnologia o mais rápido possível", disse o CEO da Solenis, John Panichella. "Por meio dessa iniciativa conjunta com a Zume, as marcas globais podem cumprir seus compromissos para eliminar o uso da PFAS mais rápido do que nunca."

O novo relatório científico co-escrito pela Zume e pela Solenis, "Putting Forever Chemicals to Rest: "Um Guia de Fonte Aberta para Embalagens Livres de PFAS" detalha as descobertas dos cientistas das duas empresas durante o processo de criação e teste do novo processo. Os co-autores concluem que os produtos que compõem a nova solução são totalmente compostáveis em 90 dias após o descarte.

A equipe conjunta identificou cinco parâmetros principais - termoformação, capacidade de liberação, gerenciamento químico, gerenciamento de carga e formação de peças para a obtenção da resistência à gordura e óleo, com química que eliminou a PFAS e foi capaz de reter óleo por duas horas, com o óleo a 60°C. Ao seguir esses parâmetros de processo e a estratégia de controle, os fabricantes em todo o mundo serão capazes de oferecer aos consumidores de uso final um produto totalmente funcional que não representa um risco à saúde.

Os PFAS, amplamente conhecidos como "produtos químicos para sempre", são usados para revestir recipientes de papel e papelão para embalagens de fast food e para viagem e estão conectados a efeitos potencialmente nocivos à saúde como redução da fertilidade, resposta enfraquecida do sistema imunológico e aumento do risco de certos cânceres, de acordo com o CDC. A Food and Drug Administration tornou obrigatório que essas substâncias não sejam permitidas na fabricação de embalagens em contato com alimentos após janeiro de 2024.

As notícias sobre a disponibilização em fonte aberta do material sobre fabricação livre de PFA da Zume vêm junto com várias ações importantes da empresa este ano. Em junho, a empresa compartilhou acordos de expansão global com mais de 20 países, como o Reino Unido, países europeus e a Rússia, seguidos de acordos de fabricação sustentáveis com as empresas indianas Parason e Satia Industries em maio. Mais recentemente, a Zume revelou uma parceria de alto nível de US$ 220 milhões com a Jefferson Enterprise Energy, sediada no Texas, para a construção de uma fábrica sustentável movida a energia 100% limpa.

No mês passado, a Solenis, sediada em Delaware, EUA, anunciou que estava em um processo de fusão com a Sigura através de uma aquisição da Platinum Equity, que foiavaliada em mais de US$ 5 bilhões.

Os participantes do estudo foram Pamela Horine, VP de Pesquisa e Conformidade de Produtos, Zume, Inc., Christopher Dilkus, Cientista de Pesquisa Sênior, Solenis LLC, Cindy Chau, Engenheira de Qualidade, Zume Inc. e Dottie Klein, Gerente Assistente de Vendas, Solenis, LLC.

<div class="line">&nbsp;</div> <h2>Sobre a Solenis</h2> <p>A Solenis é uma das principais produtoras globais de produtos químicos especializados, focada em fornecer soluções sustentáveis para indústrias de uso intensivo de água, incluindo os mercados de consumo, industrial, institucional, de alimentos e bebidas e águas para piscinas e spa. De propriedade da Platinum Equity, o portfólio de produtos da empresa inclui uma ampla gama de produtos químicos para tratamento de água, auxílios ao processo, aditivos funcionais, limpadores e desinfetantes, assim como sistemas de controle e monitoramento de última geração. Essas tecnologias são utilizadas pelos clientes para incrementar a eficiência operacional, melhorar a qualidade do produto, proteger ativos de plantas, minimizar o impacto ambiental e criar ambientes mais limpos e seguros. Com sede em Wilmington, no Estado de Delaware, Estados Unidos, a empresa tem 69 unidades de produção estrategicamente localizadas em todo o mundo e emprega uma equipe de mais de 16,100 profissionais, em 130 países de outros seis continentes. A Solenis foi uma US Best Managed Company (Melhores Empresas Gerenciadas dos EUA) em 2023, reconhecida por três anos consecutivos.</p> <p>Para mais informações sobre a Solenis, visite <a href="/pt-br/">www.solenis.com</a> ou siga-nos nas redes sociais.</p>
<div class="line">&nbsp;</div> <h2>Sobre a Zume</h2> <p>Fundada em 2015 e com sede em Camarillo, Calif&oacute;rnia, EUA, a Zume est&aacute; reduzindo de forma ativa os res&iacute;duos pl&aacute;sticos do mundo com substitutos economicamente vi&aacute;veis para embalagens pl&aacute;sticas. Como criadora do sistema de fabrica&ccedil;&atilde;o de fibras moldadas mais avan&ccedil;ado do mundo, a Zume &eacute; uma fornecedora global de solu&ccedil;&otilde;es de sustentabilidade e oferece uma gama crescente de solu&ccedil;&otilde;es e servi&ccedil;os de fabrica&ccedil;&atilde;o sustent&aacute;vel em todas as categorias de alimentos, bebidas, assist&ecirc;ncia m&eacute;dica e bens de consumo.</p>

Europa, Oriente Médio e África

Gillian (Gill) Davies